
25/06/2026 - 09:08h - Atualidades

Conhecido por arrancar sorrisos e posar para fotos com crianças durante o Natal em Três Lagoas, o Papai Noel Elvis Avelino, de 59 anos, viveu uma verdadeira corrida contra o tempo. Horas depois de atuar como o bom velhinho, ele já estava em seu posto de trabalho quando começou a passar mal. Após sofrer um infarto, precisou ser submetido a uma angioplastia de urgência e recebeu atendimento especializado no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé.
A história inusitada acabou se tornando também símbolo de um avanço importante para a saúde pública no interior: com a nova estrutura de cardiologia e da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Coronariana do hospital, Elvis conseguiu realizar o procedimento de alta complexidade sem precisar ser transferido para outro município.
Sintomas ignorados em meio à rotina de Natal
Ele conta que os primeiros sintomas começaram dias antes, mas foram ignorados em meio à rotina intensa de trabalho no período natalino. No domingo, após mais um dia atuando no shopping, já sentia dores no peito. Mesmo assim, decidiu seguir trabalhando. “Eu pensei: ‘se eu for no hospital, vão querer me internar e amanhã eu tenho que trabalhar no shopping’”, relembra.
Na segunda-feira, durante uma reunião no centro comercial, a situação piorou. Elvis sentiu tontura, a vista escureceu e precisou se sentar. Funcionários chegaram a oferecer ajuda e sugeriram chamar uma ambulância, mas ele recusou. Só decidiu procurar atendimento depois de voltar a sentir fortes dores e perceber que algo realmente estava errado. O diagnóstico veio rápido: Elvis estava sofrendo um infarto há dias.
24/06/2026 - 05:58h - Atualidades

Com impacto direito previsto nas áreas do comércio e turismo, o Corredor Bioceânico de Capricórnio tem a expectativa de transformar a relação entre o Brasil e os demais países – Paraguai, Argentina e Chile – por onde o traçado vai passar, além de influenciar as relações comerciais com a Ásia.
A obra da ponte sobre o Rio Paraguai – que liga as cidades de Porto Murtinho a Carmelo Peralta – está 90% executada, e mesmo antes da conexão terrestre ligar Brasil e Paraguai, moradores e turistas já vivem a perspectiva do corredor.
O corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica” vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 3,9 mil quilômetros, ao longo de quatro países, o novo traçado vai contribuir diretamente para a redução do tempo de transporte de mercadorias entre América do Sul com a Ásia.
Mas de forma direta e imediata, o turismo já é o setor mais impactado, mesmo antes da conclusão da obra do acesso terrestre entre Brasil e Paraguai. A previsão do Governo do Estado, e dos estados subnacionais por onde a Rota vai passar, é de que no primeiro ano de funcionamento do corredor rodoviário o crescimento turístico chegue a 30% e 70% a partir do segundo ano.
“Isso considerando apenas o fluxo rodoviário no turismo, mas o crescimento pode ser maior se houver abertura de voos, por exemplo. E com a mobilização dos municípios o impacto na área turística é o primeiro observado”, explicou a assessora especial de integração do Corredor Bioceânico na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva.
23/06/2026 - 10:07h - Atualidades

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), apresenta nesta terça-feira (23) a operação experimental de patinetes e bicicletas elétricas na Capital. A iniciativa permitirá avaliar os impactos desses modais na mobilidade urbana, na segurança viária e no uso da infraestrutura cicloviária, contribuindo para a elaboração de uma futura regulamentação permanente.
Na ocasião, a Agência também apresentará as ações de reordenamento viário realizadas no Jardim Bela Vista e nos cruzamentos da Rua Rodolfo José Pinho com as ruas dos Vendas e Chaad Scaff. As intervenções incluem adequações na circulação, sinalização e semaforização, com foco na melhoria da fluidez do trânsito e da segurança de motoristas e pedestres.
Serviço
Evento: Apresentação da operação experimental de patinetes e bicicletas elétricas e das ações de reordenamento viário da AGETRAN
Data: 23 de junho de 2026
Horário: 13h
Entrevista: Andrea Figueiredo Diretora de mobilidade e planejamento urbano.
Local: Av. Gury Marques, 2395 – Universitário
22/06/2026 - 18:51h - Atualidades

A família de Roberto Higa anunciou que o câncer do fotógrafo voltou e ele está em cuidados paliativos. A notícia foi dada em tom de descontração por Mariana Higa. De mãos dadas com o pai, no sofá da casa dele, ela compartilhou sobre a nova fase da doença.
Ao Lado B, ela comenta que está sendo difícil, mas que todos seguem tentando fazer o melhor que podem neste momento delicado. Na publicação, Mariana pergunta ao pai como ele se sente e a resposta é clara "uma merda".... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/cancer-de-roberto-higa-volta-e-familia-anuncia-cuidados-paliativos.
A filha afirmou que, após muita luta, não há mais possibilidades de tratamento com intenção de cura. A partir de agora, segundo a família, o foco passa a ser o conforto, a dignidade e o amor.
"Ele esta muito lúcido e consciente de tudo. Só queremos que não haja sofrimento. A cura que buscamos neste momento está nos abraços, nas palavras, nas memórias, na presença e no carinho de todos que caminham conosco”.
Roberto Higa construiu uma trajetória marcada pelo registro da história sul-mato-grossense. Ao longo da carreira, trabalhou em jornais de Campo Grande e também na comunicação do Governo do Estado. Pelas lentes dele passaram acontecimentos políticos, culturais e sociais que ajudaram a formar a memória visual de Mato Grosso do Sul....
Em 2024, o Lado B esteve na casa do fotógrafo para contar uma fase delicada de sua vida. Na época, Higa enfrentava o câncer depois de já ter passado por outros problemas de saúde. Em 2008, após sofrer o primeiro AVC (Acidente Vascular Cerebral) ele foi diagnosticado com Alzheimer. Mesmo com as perdas recentes de memória, mantinha um hábito simbólico: dormir com a câmera ao lado.
Na entrevista, Higa falou sobre a vida de repórter fotográfico como alguém que testemunha de tudo um pouco, inclusive a dor. Ele lembrou que já havia fotografado muitas situações ligadas à doença, mas admitiu que viver o diagnóstico no próprio corpo era uma experiência diferente.
“É engraçado quando algo acontece na sua vida, porque você já viu aquilo de um jeito diferente”, resumiu, na ocasião.... veja mais em CGNews
22/06/2026 - 09:13h - Atualidades

A viagem de Adelina Sales começou quando a maioria das casas ainda dormia. Moradora da zona rural, ela levantou à meia-noite e saiu de casa por volta das três da manhã para conseguir chegar ao Hospital Regional de Dourados quase às sete. O cansaço da estrada se somava a uma espera bem mais longa: havia cerca de quatro anos que ela aguardava a realização de uma ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde.
Em tratamento por causa de artrose no joelho, Adelina já havia passado por consultas, encaminhamentos e até feito um exame anterior fora de Mato Grosso do Sul. Ainda assim, seguia à espera de uma nova avaliação que pudesse ajudar na continuidade do tratamento. A chamada para realizar o exame no HRD representou, para ela, mais do que a marcação de um procedimento. Foi a interrupção de uma espera que atravessou anos.
“Levantamos meia-noite para poder estar aqui. Saímos de casa às três da manhã e chegamos quase às sete. Foi cansativo, mas graças a Deus deu tudo certo”, contou. “A gente mora na roça e ficava esperando, esperando, e nunca saía. Agora saiu, graças a Deus.”
A instalação do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública no Hospital Regional de Dourados começou a alterar a rotina de pacientes como Adelina, especialmente moradores de cidades do interior, distritos e comunidades rurais.
O equipamento entrou em funcionamento no dia 27 de abril e passou a atender a macrorregião do Cone Sul, formada por 34 municípios. Com capacidade estimada para cerca de 500 exames por mês, o serviço diminui a necessidade de deslocamentos para outros centros e aproxima exames de alta complexidade de pacientes que dependem exclusivamente da rede pública.
21/06/2026 - 04:34h - Atualidades

Com atuação voltada a conservação do Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado incentiva ações de restauração ecológica e adoção de práticas produtivas sustentáveis realizadas em propriedades rurais no bioma, que é a maior planície alagável do mundo.
Para promover a conservação da vegetação nativa, proteção da fauna silvestre, restauração ecológica e ainda fortalecer as comunidades tradicionais, o Governo do Estado mantém o PSA Conservação e Valorização da Biodiversidade (PSA Conservação).
O programa faz parte do PSA Bioma Pantanal, iniciativa pioneira no Brasil que abrange o Pantanal sul-mato-grossense e está estruturado em dois subprogramas, além do PSA Conservação, reúne também o PSA Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PSA Brigadas).
O PSA Conservação, que remunera ações de conservação, é voltado exclusivamente a proprietários rurais do Pantanal que preservam áreas de vegetação nativa além do mínimo exigido por lei.
O proprietário rural Diego Vieira, contemplado pelo programa em dezembro do ano passado, é o responsável pelo sítio Jaguarte, localizada na região da Serra do Amolar. A propriedade tem área voltada para a conservação da biodiversidade, com foco na proteção da fauna, bem-estar das pessoas e dos ecossistemas da região, além de respeito a cultura tradicional.
“O PSA é uma ferramenta importante para estimular a conservação, pois reconhece e valoriza economicamente os produtores que mantêm áreas preservadas e adotam boas práticas ambientais. O programa contribui para compensar parte dos custos da conservação e incentiva a proteção dos recursos naturais”, disse Vieira.
20/06/2026 - 07:20h - Atualidades

Na 2ª visita do ano a MS,, Lula vem para entrega de 1.390 títulos aos assentados na Fazenda Itamarati, em Ponta Porã.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro entregou 2.667 títulos de propriedade rural diretamente aos agricultores do Assentamento Itamarati, localizado no município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, em março de 2022.
Na mesma solenidade, também foi anunciada a concessão de mais 8.330 documentos de titulação (provisórios e definitivos) abrangendo 164 áreas de reforma agrária em 51 municípios do estado.
O Assentamento Itamarati é considerado um dos maiores do país e a área foi outrora propriedade do Grupo Itamarati.

Mais uma triste notícia: a ex-deputada Grazielle Machado, de 45 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Campo Grande, após ficar internada por dois dias no hospital da Cassems. Grazielle teria tido uma infecção generalizada e não resistido, morrendo na madrugada desta quarta (24). Ela é filha do deputado Londres Machado, e de dona Ilda...que Deus receba sua alma, confortando parentes e amigos.

Triste notícia, morreu Marcelo Miranda Soares - Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Marcelo Miranda Soares, importante liderança política de Mato Grosso do Sul, ocorrido nesta terça-feira, aos 87 anos, em Campo Grande.

Messi superou a marca dos 1000 gols na carreira. Sendo o maior artilheiro da história da Seleção Argentina com mais de 115 gols

Hoje, pesquisando meu Facebook, vi que a matéria sobre a fronteira que publiquei recentemente alcançou mais de 245 mil visualizações. Tenho certeza que foi porque falei que hoje o antigos habitantes sabem que eram felizes na época do meu amigo Fahd Jamil Georges e seus irmãos, além da segurança pública. Conheci ele na época do saudoso Pedro Pedrossian e em uma longa entrevista para uma série de televisão, de mais de três horas e meia, contei um pouco do que sei quando morei em Ponta Porã e trabalhei no Casino Amambai na época dos meus amigos/irmãos Gandi Jamil Georges e Roberto Razuk.

Reinaldo Azambuja e Capitão Contar devem ser os candidatos do Partido Liberal (PL) ao Senado por Mato Grosso do Sul nas eleições deste ano. O ex-governador Reinaldo Azambuja já é nome certo na chapa, enquanto o ex-deputado Capitão Contar e o deputado federal Marcos Pollon disputavam o segundo posto.

A cantora Maiara não está com câncer. Informações recentes confirmadas pela equipe da artista e por ela mesma desmentem qualquer boato sobre doenças graves.
25/06/2026 - 09:08h - Atualidades
Com 4 mil procedimentos, unidade cardíaca de alta complexidade no interior já salvou até o Papai Noel
24/06/2026 - 05:58h - Atualidades
Com Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS
23/06/2026 - 10:07h - Atualidades
Trânsito Aviso de Pauta: Agetran lança operação de patinetes e novo reordenamento viário
22/06/2026 - 18:51h - Atualidades
Câncer de Roberto Higa volta e família anuncia cuidados paliativos...
22/06/2026 - 09:13h - Atualidades
Ressonância no Hospital Regional de Dourados reduz viagens e anos de espera por diagnóstico no SUS
21/06/2026 - 04:34h - Atualidades
Para preservar o Pantanal, produtores rurais têm ações de conservação remuneradas por programa do Governo de MS
20/06/2026 - 07:20h - Atualidades
Bolsonaro entrega mais títulos do que Lula em MS