07/05/2025 - 09:17h - Atualidades
O governador Eduardo Riedel se reuniu na manhã desta terça-feira (6) com o presidente da Bracell, Praveen Singhavi, para assinar o termo de concessão de incentivos fiscais que garante a segurança jurídica necessária para viabilizar a instação de uma nova fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul. O investimento deve somar R$ 16 bilhões e é o primeiro de celulose solúvel do Estado, um dos maiores do Brasil atualmente.
A nova fábrica será erguida em Bataguassu e reforça o 'status' de Vale da Celulose da região leste de Mato Grosso do Sul, fruto de uma política voltada para a expansão econômica a partir das potencialidades sul-mato-grossenses, com diversificação e desenvolvimento das cadeias produtivas, além da criação de um ambiente propício para negócios.
Durante o encontro, foram tratados também os avanços no processo de licenciamento ambiental para a construção da fábrica, sendo que a empresa já entregou ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). A expectativa é que a licença prévia seja emitida até dezembro.
"Mato Grosso do Sul possui enorme potencial de desenvolvimento em diversas áreas. Temos grandes desafios em infraestrutura, mas também temos feitos grandes avanços em saúde, logística, sustentabilidade, energia, educação, e bilhões previstos em infraestrutura para todo Estado, especialmente na Costa Leste do Estado", frisa o governador Eduardo Riedel, que completa.
06/05/2025 - 11:33h - Nilson Pereira
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará nesta quinta-feira (8), às 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia, uma sessão solene especial para a entrega da Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Lidio Lopes (Sem Partido), tem como objetivo homenagear civis e militares que se destacaram por sua dedicação à pátria e por manter viva a memória dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
“A entrega da Medalha do Mérito é gesto simbólico de gratidão e respeito, não apenas aos ex-combatentes, mas a todos que defendem os valores de liberdade e democracia. A homenagem reforça a importância de preservar a história e reconhecer o sacrifício daqueles que contribuíram para a construção de um mundo mais justo e pacífico”, destacou Lidio.
06/05/2025 - 11:30h - Nilson Pereira
Certidão confirma que Antônio César Trombini, 60 anos, morreu por hemorragia e traumatismo craniano. O empresário estava em uma das celas da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol quando veio a óbito na tarde de sexta-feira.
Agora ficam perguntas no ar: será que ele não foi espancado dentro da cela? Outra pergunta, se foi, quem é ou são os culpados? E finalmente, quem é o agente da polícia civil que deu voz de prisão pra ele e onde esse policial é lotado? Mas eu ainda faço mais uma perguntar: quem é a autoridade que não deixou seu parente médico vê-lo na cela, pois ele poderia estar vivo?
Portanto, que a Justiça vá fundo e que a morte do Trombini não seja esquecida e que esses culpados, que existem, sejam punidos. Acima de qualquer coisa ele era um ser humano amado por todos que o conheciam.
06/05/2025 - 09:16h - Atualidades
Uma iniciativa que reduz filas históricas, levando resposta ágil e humanizada da Capital ao interior do Estado, o programa 'MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas', já ultrapassou a marca de 87,5 mil atendimentos, sendo 51.353 exames e 36.131 cirurgias.
Lançado em maio de 2023 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Programa foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias eletivas à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul.
Segundo dados dos municípios executores, na segunda fase do MS Saúde, de maio de 2024 até abril deste ano, já foram realizados aproximadamente 46 mil atendimentos. Foram 25,4 mil exames e 26,3 mil cirurgias, atendendo uma demanda reprimida histórica e promovendo um novo ciclo na vida de milhares de sul-mato-grossenses.
“Desde o lançamento, o programa tem sido um esforço contínuo do governo para dar vazão à demanda reprimida e, principalmente, para otimizar o acesso da população aos serviços essenciais do SUS. Nosso objetivo é claro: reduzir as longas filas de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o Mato Grosso do Sul. Atuando em diversas especialidades e descentralizando os serviços, estamos trabalhando para que os cidadãos dos 79 municípios tenham acesso à saúde de forma mais rápida e eficiente”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
05/05/2025 - 11:33h - Nilson Pereira
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou um importante resultado em 2024: o melhor índice da história da REE/MS na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio.
Os dados são do último levantamento do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul).
Entregues para a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação) no final deste mês de abril, os números foram apresentados para a equipe técnica da pasta ao lado de dirigentes municipais de Educação e destacou a evolução dos indicadores apresentados pelo CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).
05/05/2025 - 08:24h - Atualidades
Para valorizar cultura e tradição do Estado, o governador Eduardo Riedel participou da abertura da 29ª Festa da Linguiça, em Maracaju. O evento movimenta o turismo, economia e leva solidariedade para quem precisa. Serão três dias de festa com expectativa de atrair 20 mil pessoas.
A festa é realizada pelo Rotary Club de Maracaju, com apoio do Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que contribuiu com R$ 330 mil na aquisição de estrutura para a festa (tendas, gerador, camarim, palco, som e iluminação) e na contratação dos shows gratuitos.
"Alegria fazer parte de mais uma edição desta festa tão importante ao Estado. Um evento que é feito com muita dedicação e carinho. A linguiça de Maracaju é uma tradição secular do município", afirmou o governador.
Riedel ponderou que está história tão bonita, também tem um cunho social. "Aqui temos a valorização da cultura e tradição e o que encanta é sua origem, tradição e o que representa na nossa história. Hoje com um evento social, que ajuda em diversos setores. A edição deste ano tem tudo para ser um sucesso".
04/05/2025 - 06:52h - Atualidades
A agenda de 5 a 9 de maio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está repleta de eventos, incluindo a continuação do Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo voltado aos servidores. Acesse a programação diretamente por este link.
Segunda-feira
Os servidores da Casa de Leis darão continuidade ao Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo, proposto pela Escola do Legislativo da ALEMS Senador Ramez Tebet, ministrado pela diretora de Cerimonial Severina Silva e pela cerimonialista Vivian Hungaro. O evento já contou com inscrições antecipadas e ocorrerá na Sala Multiuso, no dia 5, às 10h.
Terça-feira
No dia 6 está prevista a sessão plenária, às 9h, no Plenário Júlio Maia. A pauta da Ordem do Dia está disponível neste link.
Quarta-feira
O dia 7 de maio começa com a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), às 8h, no Plenarinho Nelito Câmara. Na sequência, os deputados seguem para a sessão ordinária no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h.
Pela tarde estão previstas duas reuniões. Às 14h, os membros da Frente Parlamentar do Leite se reúnem na Sala Roberto Orro, por proposição do coordenador deputado Renato Câmara (MDB). Às 15h, na Sala Cabo Almi, está prevista a reunião com a Comissão das Mães Atípica, por proposição do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD). De acordo com o deputado, o evento receberá representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social quanto aos estudos para ampliar e adequar a cobertura do Programa Cuidar Quem Cuida.
Ao longo de todo o dia também está prevista a disponibilização de vacinas para os servidores do Legislativo que quiserem se imunizar contra os vírus da gripe. O Ministério da Saúde recomenda evitar a vacinação caso esteja apresentando quadros febris.
03/05/2025 - 11:22h - Nilson Pereira
Qual é o salário do papa e dos cardeais? Vejam os detalhes no saibam mais...:
Francisco renunciou ao valor simbólico de 2.500 euros (15.000 reais), enquanto os cardeais recebem cerca de 5.000 euros (cerca de 30.000 reais) por mês. Revista Veja
03/05/2025 - 09:16h - Atualidades
A Semana de Enfermagem do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) acontece entre os dias 21 e 23 de maio, com o objetivo de consolidar a importância da Enfermagem na segurança do paciente e o fortalecimento desta temática dentro do SUS (Sistema Único de Saúde). O prazo para submissão de trabalhos científicos já está aberto. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 15 de maio.
O tema do evento, neste ano, é “A segurança do paciente: o papel crucial da Enfermagem”. A programação inclui apresentação cultural do Projeto Águia, minicursos, palestras, mesa redonda, além da apresentação oral dos trabalhos científicos.
“Esse evento representa uma oportunidade de nos encontrarmos e trazer a visibilidade em relação ao tema escolhido anualmente. Além de celebrar o Dia do Enfermeiro e Técnicos de Enfermagem, nós podemos trocar vivências e, principalmente, aprendermos juntos”, afirma a enfermeira e coordenadora da Semana de Enfermagem 2025, do HRMS, Juliana Leite Liberalli.
02/05/2025 - 10:10h - Nilson Pereira
Pela primeira vez, toda a estrutura do festival será montada no Porto Geral, com resgate às origens da cidade e valorização de seu patrimônio histórico.
O local, conhecido por sua beleza natural e importância cultural, abrigará palcos, galerias de arte a céu aberto, praça gastronômica, pavilhões de moda e espaços dedicados às artes visuais.
“A escolha do Porto Geral como espaço exclusivo para o festival representa o reencontro de Corumbá com sua história. Queremos que o público viva intensamente a experiência de estar num dos cenários mais simbólicos do Pantanal, em contato direto com nossa cultura, nossa música e nossa arte”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.
02/05/2025 - 07:03h - Atualidades
Na audiência, conduzida pelo deputado João Henrique (PL), presidente da Comissão, técnicos e gestores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas (TCE-MS), Ministério Público (MPMS) e da Defensoria Pública (DPGE-MS) apresentaram relatórios de gestão fiscal relativos ao terceiro quadrimestre de 2024 (setembro a dezembro) e a todo o ano passado. Em 2024, a RCL de Mato Grosso do Sul somou R$ 20,25 bilhões, abaixo do valor do ano anterior, que foi de R$ 20,38 bilhões.
Conforme relatório apresentado pela superintendente de Contabilidade Geral do Estado (SCGE), Oraide Serafim Baptista Katayama, a despesa total consolidada (todos os Poderes) com pessoal foi de R$ 10,915 bilhões em 2024, o que representou 53,90% da RCL do período. Apesar de ser maior que o do exercício anterior, o valor está abaixo dos limites estabelecidos pela LRF para as despesas dos Estados, que são de 60% (limite máximo), 57% (prudencial) e 54% (de alerta) da receita corrente líquida.
Ainda de acordo com a LRF, o limite de 60% é assim distribuído entre os Poderes da esfera estadual: 49% para o Executivo, 6% para o Judiciário, 3% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas, e 2% para o Ministério Público.
Dos Poderes, apenas o Executivo teve despesa com a folha de pagamento acima do limite de alerta (de 44,1%), ficando, no entanto, abaixo do limite prudencial (46,55%) e do limite máximo (49%). Conforme apresentação da superintendente Oraide Serafim, a despesa total do Executivo com pessoal, durante o ano passado, foi de R$ 9,15 bilhões, o que correspondeu a 45,20% da RCL.
01/05/2025 - 18:08h - Atualidades
Os servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul poderão ter atualização de suas remunerações em 5,06%. O índice consta do Projeto de Lei 103/2025 recebido pela Assembleia Legislativa (ALEMS) nesta quarta-feira (30). A proposta dispõe sobre a revisão geral anual (RGA) a ser aplicada sobre o vencimento-base ou o subsídio e sobre alguns eventos e as tabelas salariais, que compõem a remuneração dos servidores.
De acordo com a proposição, o índice de 5,06% será aplicado sobre a remuneração dos servidores públicos efetivos ativos, comissionados e dos empregados públicos integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.
O índice também se estende a remunerações de servidores públicos estaduais inativos, que fazem jus à regra constitucional da paridade, e aos seus respectivos pensionistas, a título de revisão geral anual, incidente sobre seus proventos de aposentadoria e pensões e eventos descritos no anexo da normativa.
A proposta também determina a aplicação do índice à remuneração dos servidores da Defensoria-Pública, do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado, “não se aplicando aos membros e aos servidores cujos subsídios estejam vinculados constitucionalmente ou em legislação específica”.
Também terão 5,06% de atualização salarial os militares estaduais inativos e seus pensionistas que fazem jus à paridade.
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Considerado constitucional, será votado em primeira discussão, analisado pelas comissões de mérito, votado em segunda discussão e, se for o caso, terá a redação final votada. Aprovada a proposta, os efeitos da lei serão retroativos a 1º de maio de 2025.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará nesta quinta-feira (8), às 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia, uma sessão solene especial para a entrega da Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Certidão confirma que Antônio César Trombini, 60 anos, morreu por hemorragia e traumatismo craniano. O empresário estava em uma das celas da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol quando veio a óbito na tarde de sexta-feira.
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou um importante resultado em 2024: o melhor índice da história da REE/MS na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio.
Qual é o salário do papa e dos cardeais? Vejam os detalhes no saibam mais...:
Pela primeira vez, toda a estrutura do festival será montada no Porto Geral, com resgate às origens da cidade e valorização de seu patrimônio histórico.
O líder indígena brasileiro, Marcos Terena, participou de uma plenária na 24ª sessão do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas.
Boa notícia. A partir desta segunda-feira (28), as multas de trânsito de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertências por escrito,
A onça-pintada que matou o caseiro Jorge Ávalo, no Pantanal, segue em reabilitação no CRAS, em Campo Grande (MS). Agora procuram um lar para ela.
07/05/2025 - 09:17h - Atualidades
Incentivo do Governo de MS viabiliza investimento de R$ 16 bilhões em nova fábrica de celulose no Estado
06/05/2025 - 09:16h - Atualidades
Programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila’ inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos
05/05/2025 - 08:24h - Atualidades
Com apoio do Governo, tradicional Festa da Linguiça movimenta turismo e valoriza cultura em Maracaju
04/05/2025 - 06:52h - Atualidades
Agenda: Solenidade, sessões e reuniões estão previstas para o início de maio
03/05/2025 - 09:16h - Atualidades
Semana de Enfermagem do HRMS: prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto
02/05/2025 - 07:03h - Atualidades
Prestação de contas: Com folha em 53%, MS cumpre os limites fixados em lei
01/05/2025 - 18:08h - Atualidades
Proposta prevê 5,06% de revisão geral sobre a remuneração dos servidores estaduais
30/04/2025 - 10:16h - Atualidades
Porto Geral de Corumbá será o grande palco de atrações nacionais no Festival América do Sul
30/04/2025 - 09:12h - Atualidades
CCJR avaliza projeto que atualiza leis sobre servidores públicos e estrutura da Ageprev
28/04/2025 - 15:20h - Atualidades
Com expedições e campanhas, PMA faz ações de orientação sobre animais silvestre durante todo o ano