
Publicado em 11 de Novembro de 2025
Com ensino público de qualidade em todas as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado amplia o trabalho nos 79 municípios, para garantir ambiente de aprendizagem seguro, adequado e incentivador para alunos e profissionais da educação.
A atuação conjunta com os municípios já apresenta resultados positivos, com indicadores de desempenho na Educação Básica que tiveram aumento de aprovação (92,75%), redução da retenção (6,57%) e do abandono escolar (0,11%).
Na alfabetização o trabalho pela melhoria nos índices continua em destaque, com crescimento de 17% de estudantes alfabetizados no Estado – o segundo melhor índice do País –, de acordo com levantamento divulgado em julho deste ano pelo Ministério da Educação, por intermédio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
“Educação é um dos focos da nossa gestão. Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento na alfabetização, graças a uma parceria com os municípios e a SED (Secretaria de Estado de Educação). Também temos o programa MS Alfabetiza que está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O foco no municipalismo envolve ações específicas para beneficiar alunos e profissionais da educação, com atuação pontual para garantir a aprendizagem adequada. No dia a dia da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, que fica na aldeia Água Branca, em Aquidauana, os 156 alunos do Ensino Fundamental – do 1° ao 9° ano – já são beneficiados com o trabalho focado na aprendizagem.
Voltar