
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026
A segurança viária é estruturada sobre um tripé de atuação que envolve Engenharia, Educação e Fiscalização de trânsito. Neste contexto, as correções de condutores infratores representam uma ação indispensável para garantir o respeito à lei e, consequentemente, a segurança nas vias públicas.
Em 2025, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) manteve um forte rigor na correção de condutores que insistem em desrespeitar as normas, um número que tem crescido em decorrência do aumento na fiscalização de trânsito em todo o estado.
Os dados de 2025 mostram a dimensão do trabalho corretivo do órgão. Cerca de 14 mil condutores foram suspensos por excederem o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A penalidade é aplicada quando o motorista atinge 40, 30 ou 20 pontos no período de 12 meses, dependendo da quantidade de infrações gravíssimas cometidas.
Outros 5.565 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso diretamente devido à natureza da infração cometida, sem depender da soma de pontos. Este grupo inclui motoristas flagrados dirigindo acima da velocidade em mais de 50% do limite permitido, ou em outras infrações que levam à suspensão imediata.
No total, mais de 20 mil motoristas foram retirados das vias para serem submetidos ao Curso de Reciclagem, um processo educativo obrigatório que visa reverter o comportamento inadequado e garantir que o condutor retorne ao trânsito com a consciência renovada sobre a direção segura.
Voltar