
Publicado em 31 de Maio de 2026
Um Estado inteiro representado pela juventude. Do Norte ao Sul, adolescentes e jovens ocuparam espaços, compartilharam vivências e mostraram, na prática, que política pública se constrói com escuta, presença e pertencimento. Em um encontro histórico, o Governo do Estado reuniu 2,4 mil estudantes no lançamento do Programa Juventude Plena, iniciativa voltada ao desenvolvimento integral das juventudes sul-mato-grossenses.
Pela primeira vez, os 79 municípios estiveram representados em um mesmo espaço pelas próprias juventudes. Entre estudantes da Rede Estadual de Ensino, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Instituto Mirim, Cidade dos Meninos, CIEE e representantes dos 344 grêmios estudantis do Estado, o encontro transformou o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo em um grande espaço de diálogo, participação e construção coletiva.
Ao longo do dia, os jovens tiveram contato direto com programas, serviços e ações desenvolvidas pelo Estado nas áreas de saúde mental, educação, participação cidadã, qualificação profissional, tecnologia, enfrentamento ao racismo, prevenção à violência contra a mulher e fortalecimento das identidades juvenis. A proposta foi apresentar políticas públicas construídas a partir da escuta dos territórios e das diferentes realidades vividas pela juventude.
As apresentações culturais também deram o tom do encontro. Breaking, graffiti, grafismo indígena e batalhas de rima abriram espaço para que adolescentes e jovens se expressassem por meio da arte, da cultura e da própria vivência, transformando o evento em um ambiente de troca, pertencimento e reconhecimento das múltiplas juventudes presentes no Estado.
Voltar